Qual a diferença entre windows x86 e x64?

Olá amigos e amigas que acompanham o nosso site. Chegou à hora de saber a diferença entre as versões x86 e x64. Estes dados são referentes à arquitetura do sistema. Os Windows que tem arquitetura x86 são de 32-bits, enquanto os de arquitetura x64 já são de 64-bits.
Vantagens do 64 bits
A vantagem principal certamente é a possibilidade de se utilizar mais de 4 GB de memória. Infelizmente a arquitetura x86 possui esta limitação nesta área, ela só pode trabalhar com até 4 GB. Já no caso das versões x64, elas podem trabalhar com até 192 GB de memória.
Outra vantagem do x64 é que ele trabalha melhor em programas com aplicações pesadas, além de ter uma estabilidade muito maior e utilizar apenas de drivers assinados digitalmente.
Desvantagens do 64 bits
A maior desvantagem do x64 é que nem todos os softwares e acessórios foram projetados e otimizados para serem compatíveis para esta versão.
Apesar dos softwares poderem ser utilizados mesmo com versão compatível, você deve saber que ele sofrerá uma grande perda no desempenho, mas nada que irá impedir sua utilização.
Agora quando o assunto são os Hardwares, a coisa é muito mais complicada. Acessórios como teclados, mouses, impressoras, scanners e etc, não vão funcionar porque precisam de um driver específico.
Este é um dos grandes motivos que os usuários encontram diversos problemas pós-instalação. Aconselhamos que antes de pensar em instalar qualquer coisa no seu computador, você verifique a compatibilidade.
Veja se você deve usar a versão x86 ou x64
Qual versão eu devo comprar?
Você deve saber que as edições Home Premium, Profissional e Ultimate possibilitam as duas opções, você poderá encontrá-las tanto na versão 32-bit, quanto na versão 64-bit. Cabe a você definir qual delas irá utilizar e qual terá mais utilidade no momento da instalação.
Como saber qual versão é a sua?
Para descobrir qual a versão está instalada em sua máquina é muito simples, você deve acessar as propriedades do sistema. Veja como fazer isso abaixo:
Deixando o computador sem nenhuma janela aberta aparecendo apenas à tela de desktop, pressione as teclas Win Key + Pause/Break ao mesmo tempo. Na tela que vai abrir, será possível ver qual é a versão que você utiliza.
OBS: Para vocês que não sabem, a tecla Win Key é aquela que possuí o logotipo do Windows.
Meu Windows é 32-bit. Devo mudar para 64-bit?
Para te ajudar a definir a versão ideal para sua necessidade, observe os pontos que citaremos a seguir:
  • Todos os aplicativos que você utiliza, existem jogos muito antigos?
  • Você tem até 4Gb de memória e não tem vontade de aumentar a capacidade de sua máquina a médio e curto prazo.
  • Você possui acessórios antigos conectados em seu PC?
  • Você não tem intenção de se preocupar com compatibilidade.
  •  O Windows que você utiliza satisfaz as suas necessidades de usuário?
Se a você viu a resposta para as perguntas anteriores foram sim, você deve instalar a versão 32-bit e apenas futuramente pensar em trocar para a versão 64-bit.
Agora veja algumas situações que você deve sim optar por fazer a troca de versão:
  • Você realmente vai precisar utilizar mais de 4Gb de memória.
  • Você tem ou pensa em comprar acessórios novos e que são compatíveis com a nova versão.
  • Você deve comprar computador novo e mais atualizado, além de utilizar apenas softwares otimizados para a versão 64-bit.